sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Turan



Turan é o nome persa para "Ásia Central", que significa literalmente "terra dos Tur".
Os turanianos são antigos povos formados por tribos iranianas. São miticamente reverenciados como um dos dois povos descendente de Fereydoun, um rei místico iraniano que reinou sobre o país durante quase 500 anos (de acordo com o Zend-Avesta, uma das antigas escrituras do zoroastrismo, da Pérsia que data de 1500 a.C.).
De acordo com Shahmaneh, o livro dos reis, uma grande obra poética escrita no século X, pelo escritor iraniano Ferdowsi, que narra a história e a mitologia do Irã, desde a criação do mundo até a sua conquista pelos árabes no século VII, as tribos nômades que habitavam estas terras eram governadas por Tur (Turaj ou Tuzh no médio-persa), imperador e filho mais velho de Fereydoun, associado também a gênese do povo turco, embora não haja nenhuma relação entre turanianos do Shahnameh e a cultura dos antigos turcos.
Na literatura antiga, o Avesta configura-se como a mais antiga referencia aos turanianos. Constitui-se, como foi dito, em uma antiga escritura zoroastriana persa e, semelhante à antiga terra natal de Zoroastro, a geografia precisa e a localização do nascimento de Turan é desconhecida.
Os termos derivados do imperador Tur, "turco" e "turaniano", tornaram-se usados ​​de forma intercambiável durante a época islâmica. Ainda no épico persa Shahnameh , o termo Turan ("terra dos Turya" como Eran, o Irã como "terra dos Arya", os arianos) refere-se aos habitantes da fronteira leste-iraniana, além do rio Amu Dária, rio mais extenso da Ásia Central, formado pela junção dos rios Vakhsh e Panj.

Posts relacionados

´