domingo, 17 de março de 2013

Povos e Tradições: Letões



História

Os letões são um povo báltico nativo da Letônia, são os únicos povos bálticos que ainda não foram extintos da família Indo-européia. Eles ocasionalmente referem-se a si mesmos como Latvji, que provavelmente tem origem em Latve, nome do rio que atravessava o leste da atual Letônia.
Havia uma pequena tribo de língua fínica chamada Lívios, estabelecida junto com os letões, que trocaram seu nome para Latvis, que significa "Limpa-florestas", e era como as tribos germânicas os chamavam.
Os primeiros colonizadores alemães mudaram esse nome para "Lette" e a pequena colônia formada eles chamaram de "Livland". A forma latina, Livonia se refere ao atual território da Letônia e ao sul da Estônia, que teve sob domínio alemão no século XIV.

Cultura e Sobrevivência

A cultura letã experimentou influências históricas, culturais e religiosas, durante séculos dos povos germânicos e escandinavos, que estabeleceram colônias no território letão. No leste da Letônia (Latgália), entretanto, a influência cultural e linguística maior vem da Polônia e da Rússia. A maioria dos letões pertencem à Igreja Luterana Evangélica, mas uma pequena minoria russa é da Igreja Ortodoxa e os letões do leste são predominantemente católicos.

Língua

O idioma é originalmente denominado como língua latgália. Latgálio era um membro do grupo báltico da família de línguas indo-europeias.
Historicamente o letão é derivado do latgálio (com adições de outras línguas, por exemplo, curônio, semigálio e livônio). Atualmente o termo normalmente refere-se à língua falada na parte oriental da Letônia conhecida como Latgale. Algumas vezes é considerada uma língua distinta, mas muitos a consideram um dialeto do letão. Este latgálio moderno desenvolveu-se como resultado de dois fatores principais: os latgálios preservaram mais características do latgálio arcaico (tribal) do que os outros letões e o fato de que o Latgale ficou separado por vários séculos de outras partes da Letônia.

Do domínio da URSS e imigração para os EUA

A língua nacional do povo letão é o letão. A União Soviética impôs o russo na RSS Letônia depois da Segunda Guerra Mundial, por isso a maioria dos adultos letões falam o russo como segunda língua. Muitos dos letões que sofreram da diáspora depois da ocupação soviética falam como primeira língua a língua dos países onde residem, inglês nos EUA ou Austrália, sueco na Suécia. De acordo com o censo de 2000 nos EUA , há 87.564 americanos de ascendência total ou parcial.
A intensa imigração de letões para os EUA se deu por conta do domínio da URSS sobre o país. De 1949 a 1951, 40.000 letões imigrou para os Estados Unidos com a ajuda do governo e de serviços sociais de várias organizações religiosas. Embora muitos desses refugiados tinham sido profissionais em seu país, nos Estados Unidos muitas vezes eles tinham empregos como peões, zeladores, construtores ou até que pudessem encontrar empregos mais bem remunerados. A maioria letões se estabeleceu em cidades, como Nova York, Boston, Filadélfia e Chicago.  De 1980 a 1990, 1.006 letões chegaram aos Estados Unidos. Letónia tornou-se restabeleceu como um país independente em 1991, no entanto, poucos retornaram.





Posts relacionados

´