domingo, 2 de junho de 2013

A arte de John Martin

John Martin foi um renomado pintor romântico inglês do século XIX. Seus irmãos eram William Martin, o mais velho, um inventor, Richard Martin, um soldado que lutou na Guerra Peninsular e em Waterloo, e Jonathan, um pregador atormentado pela loucura que atearam fogo em York Minster, em 1829.
O artista começou sua carreira na arte com a pintura heráldica e se sustentava dando aulas de arte em Londres.
Em sua vida privada, Martin era um apaixonado (casou-se aos dezenove anos), cristão devoto, exímio jogador de xadrez e esgrimista, bastante cortejado tanto pela nobreza inglesa quanto a russa e tinha como hobby o estudo de perspectiva e arquitetura.
Seus trabalhos de pintura a óleo retratavam paisagens, geralmente grandes temas catastróficos bíblicos inspirado no Velho Testamento, como a destruição de Sodoma e Gomorra, o qual ele demonstrava um íntimo conhecimento.
Em suas obras existe uma peculiar forma de "naturocentrismo". A natureza sempre apresentada de forma grandiosa, divinizada e esmagadora, não poupando em recursos como incríveis labaredas, ventanias, enormes marés, relâmpagos e deixando bem claro sua grandeza em relação ao homem.
Isso reflete a própria filosofia, ele era um cristão devoto ao mesmo tempo que considerava o cristianismo como "religião natural". A natureza, enfim, se confunde com o próprio Deus e assume seu caráter grandioso e eloquente.

Abaixo algumas pinturas:

















Posts relacionados

´