sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Da Zombaria ao Martírio

Porfírios

Porfírios era famoso por suas peças de escárnio ao Cristianismo. Certa vez, ele apresentava uma peça, na qual parodiava o Batismo Cristão. Na platéia estava o Imperador Juliano o Apóstata e sua comitiva.
Em certa cena, Porfírio adentrava em uma espécie de pia batismal, mergulhando triplamente e nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ao se erguer , proclamou solenemente a todos :"Agora sou um cristão!".
Seguiram-se gargalhadas, na expectativa de que logo viesse uma fala ou cena de ridicularização sobre o "novo estado" do personagem, mas ocorreu que o tom da atuação mudou.
Porfírios começou a clamar a todos as luzes libertadores da fé em Cristo.
Perplexa, a audiência ainda aguardava uma reviravolta na peça, até que Porfírios começou a denunciar com veemência os crimes do imperador, as marcas de sua idolatria.
Porfírios foi preso, e submetido a tortura confessou a fé sem titubear, mesmo diante dos mais terríveis sofrimentos físicos. Por fim foi decapitado.

Ardalion
O Santo Mártir Ardalion aceitou a morte de Cristo, sob o Imperador Maximiano Galério (305-311).
São Ardalion era um talentoso mímico.
Uma vez no circo ele interpretava um cristão que estava sob a tentação de apostatar e nisso ofertar sacrifícios aos ídolos. . O ator então fazia o papel de um homem que após relutar, acabava por consentir a renunciar a Cristo.
Ao longo do curso da representação, ele fingia estar submetido a um mecanismo de tortura , que o prendia com ganchos de ferro. Ele representou com tão real sofrimento, que os espectadores ficaram encantados e o aclamaram pelo valor da sua capacidade artística.
Ao fim do quadro da tortura, Ardalion pediu para que todos silenciassem. Ele então declarou que era um cristão e que não renunciaria ao Senhor.
Assistindo a peça, o governador da cidade tentou explicar o assunto aos que estavam junto com ele, argumentando que Ardalion continuava a representar, e que no final do show ele iria voltar a escarnecer do Cristo e oferecer sacrifícios aos deuses. Mas Ardalion continuou até o fim da peça a confessar sua fé em Cristo.
Ao fim da peça o governador deu ordens para tortura Ardalion com ferros em brasa. Submetido a todas as dores, morreu confessando Cristo como seu Senhor e seu Deus.
Foi assim que São Ardalion merecem coroa de mártir.

Gelásio

Coisa semelhante aconteceu com o comediante Gelásio , que viveu provavelmente no tempo de Diocleciano. Gelásio parodiava a Divina Liturgia cristã diante de uma multidão de pagãos, divertindo-os com os seus escárnios e citações mordazes. Subitamente contudo, ele silenciou toda atitude desrespeitosa e clamou diante do povo: `` Eu acredito, e eu desejo de ser batizado''
Como primeira reação, os espectadores identificaram suas palavras como parte de sua farsa, mas ele repetiu a sua declaração de fé em Cristo. Após o fim da peça, Gelásio permaneceu firme em sua nova fé, sendo então denunciado como cristão. Ao ser interrogado em um tribunal e diante do próprio imperador, ele foi torturado, mas sem deixar de confessar Cristo, até a sua morte.
Então, também este zombador de Cristo tornou-se um mártir por Cristo.

Postagem completa no Cetro Real

Posts relacionados

´