domingo, 18 de março de 2012

Um pequeno rascunho sobre Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci é sem dúvidas não apenas uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, mas coloca-se quase como uma das pessoas mais incríveis de todos os tempos.

É sabido que em sua vida ele tornara-se o arquétipo perfeito do homem renascentista, cuja a curiosidade insaciável era apenas igualada a sua capacidade de invenção.
Considerado por muitos o maior gênio da história da humanidade. Talvez, a pessoa dotada de talentos mais diversos a ter vivido, colocando-o num nível quase sobre-humano.

Leonardo da Vinci era cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor (um dos maiores de todos os tempos), escultor, arquiteto, botânico, poeta, músico.

Seu famoso caderno de anotações contêm desenhos, diagramas científicos, e seus pensamentos sobre a natureza da pintura.

É considerado percursor da aviação, da balística, reverenciado pela sua engenhosidade tecnológica.

Concebeu ideias muito à frente de seu tempo, como um protótipo de helicóptero, um tanque de guerra, o uso da energia solar, uma calculadora, o casco duplo nas embarcações, e uma teoria rudimentar das placas tectônicas.

O pintor Giorgo Vasari o descreve com grande admiração; "espetacular beleza física", "graça infinita", "grande força e generosidade", "espírito régio e tremendo alcance mental". Estes eram exemplos dos descritivos que mostram o quanto ele conseguia atrair a curiosidade daqueles que o cercavam.
Diversos autores especularam sobre os vários aspectos da personalidade de Leonardo; um deles, a sua adoção de éticas e práticas pessoais, que podem ser ocasionadas de sua crescente admiração pela natureza e suas criaturas, como pode ser exemplificado por seu vegetarianismo e o hábito, descrito também por Vasari, de comprar pássaros engaiolados e libertá-los.

Seu aprendizado começou com Andrea del Verrocchio, em 1446, diretor de um ateliê em Florença e um dos artistas mais bem sucedidos da época.

Leonardo, assim como artistas de renome, passou a frequentar o lar dos Médici, e através deles conheceu filósofos humanistas como Marsilio Ficino, proponente do neoplatonismo, Cristoforo Landino, autor de comentários sobre os escritos da Antiguidade Clássica, e João Argyropoulos, professor de grego e tradutor das obras de Aristóteles. Outro contemporâneo de Leonardo que também teve seu nome associado à Academia dos Médici foi o jovem e brilhante poeta e filósofo Pico della Mirandola.

Seus trabalhos artísticos são marcados pela utilização da técnica artística da perspectiva, uso de cores próximas da realidade, figuras humanas perfeitas, temas religiosos, uso da matemática em cálculos artísticos, imagens principais centralizadas, paisagens de fundo, figuras humanas com com expressões de sentimento, detalhismo artístico.

Dentre suas obras mais famosas estão "Gioconda" ("Mona Lisa") , "Leda", "Dama do Arminho", "Madonna Litta", "Anunciação", "A Última Ceia", "Ginevra de Benci", "São Jerônimo", "Adoração dos Magos", "Madona das Rochas", "Retrato de Músico", "São João Batista", "Madona do Fuso", "Leda e o Cisne".

Duas de suas obras, a "Mona Lisa" e "A Última Ceia", estão entre as pinturas mais famosas, mais reproduzidas e mais parodiadas de todos os tempos, e sua fama se compara apenas à Criação de Adão, de Michelângelo.

O desenho do "Homem Vitruviano", um estudo das proporções do corpo humano, também é tido como um ícone cultural, e foi reproduzido por todas as partes, desde o euro até camisetas.

Cerca de quinze de suas pinturas sobreviveram até os dias de hoje; o número pequeno se deve às suas experiências constantes - e frequentemente desastrosas - com novas técnicas, além de sua procrastinação crônica.
Ainda assim, estas poucas obras, juntamente com seus cadernos de anotações formam uma contribuição às futuras gerações de artistas que só pode ser rivalizada à de seu contemporâneo, Michelângelo.

Algumas obras:

Leda

Dama de Arminho

São Jerônimo

Madonna Litta

Monalisa

São João Batista

A Última Ceia

Adoração dos Magos

Anunciação

Guinevra de Benci


Leda e o Cisne

Madona das Rochas

Retrato de Músico
O Homem Vitruviano

Posts relacionados

´