quarta-feira, 9 de maio de 2012

A arte de Fidus - Hugo Karl Johann Reinhold Höppener



Fidus era o pseudônimo usado pelo ilustrador alemão Hugo Karl Johann Reinhold Höppener . Ele era um artista simbolista, cuja obra influenciou diretamente o estilo psicodélico do design gráfico dos anos 60.

Nasceu filho de um confeiteiro em Lübeck, uma cidade do norte da Alemanha localizada no estado de Schleswig-Holstein. Höppener demonstrou talento artístico em uma idade adiantada. Por volta de 1886, ele conheceu o artista, pintor e reformista Karl Wilhelm Diefenbach que viria a ser mais tarde seu tutor e a pessoa que mais lhe exerceu influência.  Em nome Diefenbach, ele foi  preso por uma breve nudez em público, em nome e a pedido do seu tutor, o que lhe valeu o nome de Fidus ("fiel").

Em 1892 ele se mudou para Berlim e trabalhou como ilustrador na revista Sphinx. Seu trabalho apareceu com freqüência em Jugend e outras revistas ilustradas. Ele criou muitos desenhos ornamentais, especialmente para a decoração livro, bem como ex-libris, cartazes e desenhos. Ele foi um dos primeiros artistas a usar cartões postais de publicidade para promover o seu trabalho. Ele também contribuiu para o inícioda revista homossexual Der Eigene, publicado por Adolf Brand.

Foi seguidor de crenças místicas teosóficas, e tornou-se interessado em mitologia germânica. Suas ilustrações iniciais eram mais lúdicas, enquanto sua obra posterior caracterizou-se por ilustrar personagens como camponeses, guerreiros, e outras figuras humanas nuas em ambientes naturais. Muitas vezes seu trabalho combinava misticismo, erotismo, e simbolismo, em Art Nouveau e Secessão Vienense. Em 1900 ele foi um dos melhores e mais conhecidos pintores na Alemanha, e estava sob a influência de escritores como Arthur Moeller van den Bruck, Heinrich e Julius Hart.

Depois de 1918, o interesse no trabalho Fidus como ilustrador ganhou notoriedade. Apesar de seu entusiasmo para a ideologia do partido nazista e mesmo ele se tornando um membro voluntário e ativo em 1932,  não recebeu o apoio do regime. A partir de 1937, quando e regime nazista se endureceu mais, seu trabalho foi apreendido e a venda ou exposição de suas imagens era proibida, consideradas eróticas demais, além de trabalhar muito com o homossexualismo.

Seu trabalho só foi redescoberto na década de 60, e influenciou diretamente os cartazes de shows psicodélicos que começaram a ser produzido naquela época, inicialmente e em torno de San Francisco.

Algumas obras:
















Posts relacionados

´