segunda-feira, 7 de maio de 2012

Art Nouveau - Renovação do sentimento Bucólico



Arte Nouveau significa "Arte Nova" em Francês foi um estilo estético surgido na Europa na Segunda Revolução Industrial, uma época de notável desenvolvimento tecnológico.
O surgimento de novas técnicas de produção decorrente dessa época resultou no surgimento de diversos avanços na área gráfica, o qual podemos destacar a litografia colorida,  técnica de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (pedra calcária) com um lápis gorduroso e que, pela possibilidade da reprodutibilidade técnica ,teve grande influência nos cartazes.

Além da divulgação de cartazes, a Art Nouveau está muito presente na arquitetura, na decoração de fachadas e interiores, nos azulejos, em muitos edifícios.
Art Nouveau também modernizou o design editorial, a tipografia, o design de marcas comerciais, a moda, o uso dos tecidos e o mobiliário, o design de vasos, lamparinas, artigos de vidro. São incontáveis hoje o número de objetos ao nosso redor que tenham tido influência de Art Nouveau.

Sua popularidade e aceitação deve-se pelo contexto firmado de uma sociedade urbana, que perdeu seu contato com a natureza, mas que busca reafirmá-lo de alguma forma.

Por isso seu estilo se identifica tanto com o uso das formas orgânicas, onduladas, que sugerem vida e movimento.

Longe dos esquemas retangulares e sóbrios do mundo industrial (máquinas e engrenagens), o seu estilo se caracteriza por um certo sentimento bucólico, uma busca pela volta à natureza como escapismo do mundo industrial em que se encontrava inserido.


Livro sobre Art Nouveau na Arquitetura


ART NOVEAU ERA GRAPHIES - ORNAMENTAL FIGURES, FLOWERS, EMBLEMS WITH DVD
Autor: ANONIMO
Editora: SCHIFFER PUB LTD
Assunto: ARQUITETURA - DECORAÇÃO
Idioma: inglês
Encadernação: Brochura
Edição: 1ª
Ano de Lançamento: 2005
Número de páginas: 152
Acompanha 1 DVD
Clique aqui para comprar o livro na Livraria Cultura

Posts relacionados

´