sábado, 23 de maio de 2015

O Cristianismo no Japão - Parte 2 : Breve História do Cristianismo no Japão

Cidade de Tsuwano, um dos locais visitados por S. Francisco Xavier e um dos destinos de exílio da última perseguição aos Cristãos.

S. Francisco Xavier chegou ao porto de Kagoshima, na ilha de Kyushu, Japão, em 15 de agosto de 1549, dia de Assunção de Nossa Senhora, com dois companheiros e três neófitos. Pela coragem da sua pregação, a sua santidade e os seus milagres, renovou as maravilhas da era apostólica. Pregou em Hirado, Yamaguchi, Bungo e Funai, porém não conseguiu encontrar-se com o Imperador nem adentrar Miyako (atual Kyoto), a residência imperial. Ele partiu para a China em 20 de novembro de 1551. Havia no Japão, então 3000 fiéis, sendo o regime feudal favorável à evangelização. Ordinariamente, quando um senhor feudal se convertia, grande parte dos seus vassalos também o seguia.

O xogun Nobunaga Oda, terrível inimigo dos sacerdotes budistas se simpatizou com os Cristãos e se tornou amigo dos missionários. Quando ele foi morto, havia no país mais de 200.000 fiéis e 250 igrejas.

Os três príncipes de Bungo, Arima e Omura enviaram uma embaixada à Europa em 20 de fevereiro de 1582 que alcançou Lisboa em 10 de maio de 1584, e Roma em 23 de março de 1585. Os embaixadores presenciaram a coroação do Sixto V e receberam os títulos de cavaleiros e de nobreza.

Hideyoshi Toyotomi, sucessor de Nobunaga, a princípio favoreceu os Cristãos, mas instigado pelos budistas, se convenceu que os missionários eram espiões das nações imperialistas e lançou o edito de prescrição da religião Cristã em julho de 1587, embora ainda não partisse de fato para a perseguição.

Os missionários então se ocultaram e, ao longo de 10 anos batizaram mais 65.000 pessoas totalizando 300.000 fiéis e 134 religiosos (1597). Em 1593 três Franciscanos foram enviados pelo Rei da Espanha, sendo bem acolhidos por Hideyoshi.

Entretanto, houve, logo a seguir, o incidente "San Felipe": um galeão espanhol ao naufragar próximo de Tosa, teve as suas cargas confiscadas pelo governo japonês, e, num acesso de raiva, o seu capitão disse que os missionários estavam preparando o caminho para a conquista do país.

A partir daí Hideyoshi se tornou mais cauteloso e irado contra os Cristãos, e em 9 de dezembro de 1596, nove religiosos foram presos e forçados a relacionar os nomes dos Cristãos japoneses. Todos se prontificaram a dar a vida pela Fé.

Fonte



Posts relacionados

´