terça-feira, 14 de julho de 2015

Características masculinas e femininas de Deus



No Islã as qualidades divinas são nomeadas em dois grupos, jalal (majestade) e jamal (beleza). Majestade é a revelação e autoridade que queima e consome os mundos. É, num aspecto rigoroso, severo e masculino. Beleza, por sua vez, é o feminino; é a síntese da piedade, generosidade, compaixão e todas qualidades análogas a essas.
Deus, segundo essa visão, tem um lado jalal e outro jamal. Possui em si os aspectos da poderosa majestade e da maravilhosa bondade em perfeita comunhão.
Esses dois aspectos também são chamados pelos nomes de Adl e Fadl (Justiça e Recompensa) ou Ghazab e Rahma (Ira e Misericórdia) ou Qahr e Lutf (Severidade e Gentileza).
Apesar do Corão se referir a Deus como "pai" essa união entre características masculinas e femininas em Deus fez com que alguns teólogos muçulmanos afirmarem que Deus não tem gênero nem mesmo metafóricamente.
Inclusive, alguns interpretam que a característica feminina de Deus esteja até mais evidente que a masculina sendo que o próprio profeta Maomé disse que no trono de Deus está escrito "Minha Misericórdia tem precedência sobre Minha Ira".

Posts relacionados

´