Biografia
Só há dados seguros sobre Niklaus Manuel posteriores a 1509. Supõe-se que terá nascido em 1484 a partir de documentos posteriores, bastante convincentes. Crê-se que era filho do farmacêutico de Berna Emanuel de Alemanis (ou Allemanis) e de Margaretha Fricker (ou Frickar), filha natural de Thüring Fricker, um político da Suíça.
Nada se sabe da sua juventude e formação. Talvez tenha sido formado como pintor de vitrais. Em 1509 casou com Katharina Frisching, filha de Hans Frisching, membro do conselho de Berna. Na boda abandonou a sua alcunha Alemão que até então usara, e passou a chamar-se a si mesmo apenas Niklaus Manuel. A sua assinatura e selo levam as iniciais "N. M. D" nesta época. Teve seis filhos deste matrimonio com Katharina.
Desde 1510 Niklaus Manuel foi membro do grande conselho em Berna. Tomou parte ativa da vida pública, sendo um dos elementos preponderantes para a passagem da cidade ao protestantismo. Escreveu dramas morais que são sátiras mordazes anti-papais. Em 1516 participou como secretário de Albrecht von Stein, o líder das tropas mercenárias ao serviço de França nas guerras da Lombardia. Entre 1516/17 começou a pintar a famosa "Dança da morte" no mosteiro dominicano de Berna, a que se seguiriam mais obras. A partir de 1518 desenvolveu missões políticas, sendo posteriormente um dos mais destacados reformadores da Suíça.
Cultivou a pintura, desenho e xilografia. A pintura é de estilo gótico tardio suíço, com alguns elementos já renascentistas. Posteriormente seguiu a Escola do Danúbio. Supõe-se que terá estudado em Veneza com Ticiano. A sua obra mais famosa é A degolação de São João Batista, atualmente exposta no Kunstmuseum de Basileia.
A morte, a donzela e o erotismo
Uma das características mais interessantes na obra de Niklaus são as gravuras representando a morte.
O "ritual da morte" na arte de Niklaus é representado em uma imagem explícitamente erótica entre uma donzela e um cadáver.
Em uma de suas obras Niklaus pinta um cadáver podre que acaricia o sexo de uma donzela enquanto agarra-a pelo pescoço, beijando-a. Em outra a morte acaricia o seio.Em ambas as imagens dá pra notar que a donzela não parece resistir ao amante terrível.
Uma das interpretações possíveis é que a morte corteja a vida (representada pela donzela) e esta aceita-a sem se opor, como fato natural.
Veja abaixo:
Der Tod als Kriegsknecht umarmt ein Mädchen |
Dança da Morte Totentanz |
Outras obras:
Tentação de Santo Antônio Antoniusaltar, linker Flügel außen: Dämonen peinigen den Hl. Antonius Igreja gótica de Antoniterkirche em Berna (Alemanha) |
A decapitação de São João Batista Die Enthauptung Johannis des Täufers |
O Julgamento de Paris Das Urteil des Paris |
Santa Ana e outros dois santos como intercessores da humanidade assolada pela praga Hl. Anna selbdritt und die Heiligen Jacobus und Rochus als Fürbitter für die von der Pest geplagte Menschheit |
Píramo e Tisbe Pyramus und Thisbe |
São Tomás de Aquino e São Luiz Thomas von Aquin bei Ludwig dem Heiligen |
Uma bruxa levando o crânio do pintor pelo ar Hexe, den Schädel des Malers durch die Lüfte tragend |